Fique por dentro

Acompanhe as novidades do ramo da moda e nossas informações.

Tecidos e Texturas – 0063 Tecidos e Texturas – 0063

Tendência de Mercado: término da nomenclatura das estações

Há algum tempo já se ouve falar da possibilidade de dar mais liberdade à moda, às estampas e às tendências. Já não existe mais aquela ideia fixa de que moda verão significa apenas cores quentes, muito colorido e estampas que enaltecem a flora e a fauna e moda inverno significa cores frias, tristes e fundos escuros. As coisas estão mudando e palavra que mais define esse momento em que moda está vivendo é liberdade.

Essa tendência parece ter realmente vindo para ficar e ganhou ainda mais visibilidade depois do Inspira Mais 2019, evento que aconteceu em julho que visa promover o design brasileiro como diferencial no mercado nacional e internacional, e incentivar as instituições participantes a se tornar competitivas neste mercado. Em resumo, estamos falando da não nomenclatura de estações, ou seja, deixar de denominar Inverno e Verão e passar então a utilizar o ano seguido dos algarismos I e II. Com isso, a intenção é estabelecer a “não data” de validade de um produto para que as pessoas o usem pelo tempo que quiserem, sem estar presos a estações ou datas.

Além disso, com mudanças climáticas do planeta já não temos mais as estações tão engessadas, sendo possível brincar com cores, elementos e estampas o ano inteiro. Para quem desenvolve estampas, essa nova tendência é também um incentivo à criatividade e a liberdade de criar estampas cada vez mais diferentes e menos óbvias. Já para o consumidor final, liberdade também para usar suas roupas sem prazo de validade.

Imagem via estilistasbrasileiros.com.br

Compartilhe