Fique por dentro

Acompanhe as novidades do ramo da moda e nossas informações.

cerca-de-90-computadores-da-kohler-cia-serao-subsli.ikhjhtituidos-por-tablets-5d48752167ffc cerca-de-90-computadores-da-kohler-cia-serao-subsli.ikhjhtituidos-por-tablets-5d48752167ffc

Tecnologia em favor da sustentabilidade

Dentro de dois anos, cerca de 90 computadores serão substituídos por tablets.

Em 2019, quando comemora 70 anos de Fundação, a empresa Kohler & Cia colocou em prática um projeto que favorece a sustentabilidade. Desde março, os computadores do setor produtivo começam a ser substituídos por tablets, uma mudança que otimiza os processos, diminui o desperdício e retira do meio-ambiente equipamentos que contêm metais pesados.

“Mais do que substituir os PCs por tablets, foi necessária uma mudança na filosofia da empresa. Até o momento, oito computadores já foram substituídos e a expectativa é que mais 90 passem por este processo dentro de dois anos”, afirma o supervisor de Tecnologia da Informação (TI) da empresa, Fabiano Siegel.

Segundo ele, além das questões relacionadas ao descarte e reciclagem, outra vantagem é a economia de energia. “Um tablet não consome nem 10% da energia elétrica que um computador necessita. E, apesar de isso ainda não estar bem dimensionado, também acreditamos que a vida útil de um tablet é maior. Por fim, a questão visual acaba favorecida, já que não há cabos, mouses ou teclados. Para o equipamento funcionar basta energia estabilizada, uma tomada e conexão wireless”, acrescenta Siegel.

 

Mudança nos processos

Hoje, na Kohler e Cia, o operador acessa uma ordem de serviço apontada pelo Sistema. Quem decide o que é prioridade de produção, pautada na necessidade do cliente, é o setor de PPCP. Agora, graças ao novo sistema, é possível acompanhar em uma única tela diferentes processos: recebimento da malha, formação de lotes, revisão, transporte e tingimento. Na próxima etapa de trabalho, que finaliza o projeto, serão acrescentados os setores de acabamento, estamparia, embalagem e expedição.

“Hoje, o operador acessa sua ordem de serviço e o próprio sistema dá a localização exata do produto. Como o PPCP controla a produção, ele também gerencia processos semelhantes para que o operador evite setups de máquina, com mudança de velocidade ou aquecimento, por exemplo”, detalha o supervisor de TI.

Com uma produção diária que ultrapassa 60 toneladas, a organização trazida pelo novo sistema e viabilizada com o uso de tablets foi aprovada pela empresa. Atualmente, quase três meses após a implantação, o novo modelo de trabalho já é considerado essencial pelos colaboradores devido ao rendimento de produção.

“Este sistema está pronto há dois anos e sua primeira tentativa de operação foi em janeiro de 2017. Mas naquela ocasião não deu certo, acabamos perdendo dois dias de produção e foi necessário voltar atrás e fazer algumas mudanças e ajustes tanto no sistema como no layout da empresa. Em março deste ano treinamos novamente a equipe e propusemos uma nova tentativa. Desta vez deu certo e hoje ninguém mais consegue trabalhar de outra maneira”, comemora Siegel.

 

Aplicativo

Você sabia que os clientes da Kohler & Cia acompanham a programação e produção de seus pedidos dentro da fábrica através de um aplicativo? Faz dois anos que esta tecnologia foi implantada na empresa, reforçando a segurança e confiabilidade de seus processos.

Os representantes também têm acesso ao sistema e podem acompanhar de forma remota, inclusive, os produtos expedidos. Assim, na palma da mão, a informação é atualizada com precisão e credibilidade.

 

 

Equipe de funcionários da Kohler:

Fabiano Siegel: Supervisor

Fernando Kohler: Programador e Analista

Rodrigo Kohler: Analista

Danilo Dos Santos Souza: Técnico de TI

Luan Nunes: Programador Junior

Fabiano Fischer Merico: Instrutor

Vandrian Fael Kohler: Menor Aprendiz.

Compartilhe