Fique por dentro

Acompanhe as novidades do ramo da moda e nossas informações.

sonali-bag1 sonali-bag1

Sacola biodegradável é alternativa para reduzir o impacto do plástico no meio ambiente

A cada ano são produzidas de 500 mil a um milhão de sacolas plásticas no mundo. Elas levam cerca de 100 a 400 anos para se decompor, acumulando cada vez mais e causando assim, muitos danos ao meio ambiente.

Diversas empresas têm buscado diminuir o impacto na natureza criando alternativas mais sustentáveis para seus produtos e processos.

Um ex-cientista chefe e diretor-geral do Bangladesh Atomic Energy Establishment, de Bangladesh chamado Mubarak Ahmad Khan, desenvolveu uma sacola plástica compostável e biodegradável a partir da juta.

 

A Sonali bag como foi nomeada, produzida pela celulose extraída da juta, promete se degradar completamente no solo dentro de seis meses.

Quando queimada, vira cinzas, ao contrario das sacolas tradicionais de polietileno, que criam monóxido de carbono tóxico durante a combustão. Na água, a sacola  começa a se dissolver  em algumas horas.

Mubarak defende que a substituição das sacolas tradicionais por Sonali Bag não apenas reduzirá a poluição por plástico marinho, mas também ajudará a facilitar o registro de água nas cidades, já que os sacos comuns de polietileno entopem os sistemas de drenagem.

Além disso, ela não interrompe o fluxo de nutrientes e minerais que as árvores retiram do solo. “Quando se dissolve no solo, se transforma em adubo orgânico”, diz Lotifur Rahman, assistente do Dr. Khan.

Comparado ao preço das sacolas de polietileno a Sonali bag é um pouco mais cara, mas ele insiste que a diferença de preço irá reduzir significativamente uma vez que a produção comercial esteja em pleno andamento. “Se você considerar os danos ambientais causados ​​pelos sacos plásticos, a diferença de custo é realmente insignificante”, diz ele.

Mubarak Ahmad Khan trabalha há décadas em projetos sustentáveis a partir da juta e criou também o Jutin – uma folha de papelão ondulado de polímero reforçado com juta.

Esses estudos renderam a ele uma medalha de ouro da Academia de Ciências de Bangladesh em 2015. Ele conta com o apoio do governo do país, o que faz com que as pesquisas avancem mais rapidamente.

Estudo como estes, abrem novas possibilidades para reduzirmos nosso impacto no planeta. Até porque a natureza não espera e alternativas mais sustentáveis precisam ser encontradas em prol de futuro melhor.

 

 

 

 

 

Via:

http://textileindustry.ning.com/forum/topics/sonali-bag-a-sacola-pl-stica-biodegrad-vel-e-compost-vel-feita-de?fbclid=IwAR3B6qcnLC0XX-HkDiVArSr-Zh-FBOprViC3av_8uU5mf_TY85NP0LKAtO4

www.daily-sun.com/printversion/details/284524/Sonali-Bags:-An-EcoFriendly-Alternative

 

Compartilhe