Meio ambiente e Responsabilidade Social

Preservar os recursos naturais e cuidar das pessoas, nossos grandes focos

Tinturaria – 0192copia Tinturaria – 0192copia

Secador de Lodo

Instalado em 2009 o Secador de Lodo tem a função de retirar grandes quantidades de resíduos líquidos do material resultante do processo de tratamento de efluentes realizado na estação.

Ao secar o material, ela reduz o volume de massa que é enviada para deposição em aterro industrial. Antigamente a massa que saia da centrífuga e é embarcada em caminhões para um aterro especializado continha até 85% de líquidos, restando 15% de sólidos. Após o início da operação da secadora, a proporção de líquidos pode cair para 25%.

Secador de lodo: menos água e menos volume

Os benefícios de obter volumes menores e mais compactados são vários e facilmente percebidos. Entre eles, pode-se destacar a menor necessidade de transporte, ou seja, redução no consumo de combustível nos caminhões e de emissão de gases na atmosfera, e a menor ocupação de espaço no aterro industrial.

Lodo já seco

Há ainda outro ponto relacionado ao novo secador que merece destaque especial: a fonte de energia utilizada pelo equipamento são os gases de saída da caldeira de aquecimento de óleo térmico. Ou seja, o secador é alimentado pelos gases que seriam dispersos na atmosfera. Dessa forma, não há necessidade de consumir energia elétrica ou outras fontes e ainda contribui muito para a preservação do meio ambiente.

Compartilhe