Fique por dentro

Acompanhe as novidades do ramo da moda e nossas informações.

beat-14-1 beat-14-1

Músicas viram tecidos em processo inovador

Sabe aquela história de que música é para ser sentida? Agora já é possível. Nadia-Anne Ricketts, apaixonada por música e tecelã formada em Design Têxtil pela Central Saint Martins College of Art & Design de Londres provou que tudo, tudo mesmo, pode virar estampa. Em seu processo inovador, ela usa a tecnologia de codificação de áudio na fusão dos seus grandes amores: Música e Tecido. Através de um software projetado por Nadia é possível traduzir padrões universais, até então invisíveis, das batidas, sons e melodias das músicas em perfeitos padrões têxteis prontos para serem tecidos.

BeatWoven é a empresa têxtil da tecelã que inovou ao criar um novo conceito tecendo batidas musicais. O nome da marca é inspirado no compositor clássico Beethoven, e adaptado para Beat (batida) e Woven (tecida). Imagine vestir uma música dos Beatles. “Lucy is in the sky with diamonds” rendeu um tecido maravilhoso, e é o best seller da BeatWoven. Apesar de não tecer sempre o mesmo gênero musical, Nadia diz que o Jazz não tem erro, sempre resulta em belos tecidos. A ideia é experimentar diferentes padrões de todos os gêneros.

A aplicação dos padrões geométricos da música nos tecidos é feita de forma literal e abstrata, às vezes a composição repete quando parece resultar em uma boa estampa, tudo depende do que Nadia quer alcançar com os tecidos.

Compartilhe