Fique por dentro

Acompanhe as novidades do ramo da moda e nossas informações.

CCDF5335 CCDF5335

Kohler & Cia e Kohmatex realizam 14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Evento iniciou no domingo com Circuito de Aventura e Caminhada Ecológica e também será marcado pela visita de familiares à empresa

 Iniciou neste domingo, 18 de agosto, às 8h30, na Reserva Florestal Kohler & Cia, a 14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho das empresas Kohler & Cia e Kohmatex. Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), o evento promove qualidade de vida, estimula momentos de lazer e de confraternização entre os colaboradores, fortalece o vínculo entre as famílias e propõe uma reflexão sobre o cuidado permanente com a segurança.

 

 

 

“A programação iniciou ontem, na Reserva Florestal da empresa, com a realização do Circuito de Aventura e da Caminhada Ecológica. São eventos promovidos há pelo menos três anos, que sempre reúnem um número expressivo de colaboradores, já que é permitida também a participação da família. O objetivo é estimular a qualidade de vida e o contato com a natureza”, explica Rafael Rubens Teixeira que, ao lado de Juliano Marcos Fischer e Cristiano Schlindwein, é técnico de Segurança do Trabalho e um dos organizadores do evento.

Hoje, 19 de agosto, a 14ª Sipat continua, através de uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e de materiais de higiene e limpeza, posteriormente doados às instituições de assistência social de Guabiruba. A iniciativa é uma forma dos colaboradores demonstrarem gratidão pelos 70 anos de fundação da Kohler & Cia, responsável pelo emprego de tantas famílias e uma grande promotora do desenvolvimento econômico do município.

“Amanhã teremos um treinamento sobre a importância e o uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs). E, na quarta, atividades externas com bola, para que todos possam sair da rotina e vivenciar esta dinâmica de uma semana diferente”, conta Rafael.

Já na quinta-feira, no período da manhã e da tarde, acontece um dos momentos mais esperados do ano: é o dia de visita da família à empresa! Crianças de todas as idades, esposas, maridos, pais e mães são aguardados para conhecer o processo produtivo das empresas e, mais do que isso, ver bem de pertinho onde seus familiares trabalham. “É importante que a família faça parte deste processo, até para lembrar nossos colaboradores que eles nunca estão sozinhos. Então, na hora de usar um protetor ou de afivelar um cinto para subir em altura, é necessário pensar em si e pensar também nos outros”, pontua Rafael.

 

 

Segurança

Para o técnico em Segurança do Trabalho, Juliano Marcos Fischer, além de lembrar os procedimentos corretos para manter o ambiente profissional em segurança, é preciso também ter cautela para ir ou voltar do trabalho. “Nossa preocupação também está relacionada aos acidentes que ocorrem no trajeto. Por isso já fixamos cartazes e divulgamos a importância do colaborador ter cuidado quando vai para a empresa e quando volta para a sua casa”, reforça Juliano.

Segundo ele, hoje, na Kohler & Cia, 18 pessoas formam a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), enquanto na Kohmatex são 12 colaboradores que respondem pela equipe. As reuniões mensais representam oportunidades para discutir os riscos e propor melhorias para o ambiente de trabalho.

 

Confraternização

Quando o sol deste domingo começava a clarear e aquecer o dia na Reserva Florestal Kohler & Cia, a pequena Lara Vitória, de três meses, era embalada no colinho da mãe, Bruna Heloisa, esposa do colaborador da Kohler & Cia, Rafael Rubens Teixeira. Apesar do friozinho de início da manhã, a família fez questão de prestigiar a abertura da 14ª Sipat. “É uma oportunidade que temos de conhecer e interagir com novas pessoas”, afirma Bruna, que em poucos minutos já fez amizade com Lilian Correa, esposa do colaborador Darlan Comper. “A gente não se conhecia e agora estamos aqui, batendo um papo. Na minha empresa os eventos organizados são mais para a presença dos funcionários. Agora vou sugerir a participação também da família”, destaca Lilian.

“Eu quero ver o bicho que faz: ahhhhhhhh!”. O pedido é do menino Benjamim, de três anos, filho do colaborador Jacson Batista Rudolfo, que prestigiou a abertura da 14ª Sipat também na presença da esposa, Débora. Para Benjamim, não foi difícil imaginar que dinossauros habitavam as matas da Reserva Florestal, entre árvores gigantes, lagos e um riacho que dividia a propriedade. “Na correria diária, nem sempre temos a oportunidade de aproximar nossos filhos da natureza”, avalia Jacson, que estava disposto em aproveitar a manhã ao lado da família.

Um pedacinho da Bahia está representado na Kohler & Cia, através do colaborador Thiago Oliveira e dos irmãos Cássio e Danilo de Souza, que vieram da mesma região e há mais de seis anos moram em Guabiruba. Cássio chegou antes ao município, depois de se decepcionar com a carreira de jogador de futebol. No entanto, é quem tem menos tempo de trabalho na empresa: ainda não completou um ano. Já seu irmão Danilo veio depois para Guabiruba e, cerca de 20 dias depois, já se tornou colaborador da Kohler & Cia.

“Entrei no setor de produção e permaneci por quatro meses. Depois passei em primeiro lugar em uma prova e fui transferido para o Controle de Qualidade, onde foram mais dois anos. Depois surgiu uma vaga no TI, que era onde eu tinha formação e experiência. Neste setor já estou há três anos”, comemora Danilo.

Já Thiago Oliveira trabalha há mais de sete anos na Kohler e se diz feliz pelas amizades conquistadas tão longe de casa. “Moro no bairro Imigrantes, sou vizinho do Danilo. Comecei a perceber que ele vinha trabalhar de bicicleta e ofereci uma carona, já que venho de moto. Assim começou a nossa amizade”, lembra Thiago, que agora é padrinho do pequeno Oliver, de três anos, filho de Danilo.

 

Compartilhe