Fique por dentro

Acompanhe as novidades do ramo da moda e nossas informações.

Tinturaria – 0009 Tinturaria – 0009

Inovação e tecnologia fazem a diferença nos processos.

Olhar para o passado e valorizar a trajetória dos fundadores, mas sem descuidar do futuro. Essa é a receita de quem pretende completar outros 70 anos. E a Kohler & Cia e Kohmatex têm muito claro  essa  visão. E quando o assunto é projetar o futuro, a  palavra-chave é inovar. Foi assim que a empresa se projetou no mercado. “Somos referência de qualidade, por isso precisamos nos manter atualizados e até nos anteciparmos às novidades tecnológicas que surgem no mercado”, afirma o supervisor de Manutenção, Dirceu Luiz Dirschnabel.

Segundo ele, os processos industriais e administrativos da Kohler & Cia e Kohmatex são frequentemente atualizados visando diminuir a relação custo-benefício sem perder a qualidade do produto final. “A Indústria 4.0 está aí, precisamos seguir essa tendência de aplicabilidade de novas tecnologias nos processos industriais, visando a automação de tarefas e o controle de dados e informações”, completa Dirceu. Ele lembra que quanto mais automatizados os processos, mais seguros se tornam para os colaboradores. “Hoje, 70% da nossa cadeia produtiva é automatizada”, revela. O supervisor chama atenção para a qualificação constante dos colaboradores “É um diferencial no mercado, para não sermos mais uma entre tantas tinturarias”, argumenta Dirceu.

Arisson Kohler, supervisor Comercial, destaca a sintonia entre empresa e clientes como outro fator determinante para os bons resultados. “A empresa vê o cliente como parceiro, e atendê-lo bem é o diferencial que faz da Kohler & Cia e Kohmatex empresas tão destacadas no segmento onde atuam.  Somos transparentes e ágeis na resolução dos problemas”, finaliza o supervisor.

 

 

Meio ambiente como critério de escolha

Enquanto muitos clientes ainda priorizam o preço no momento de fechar um contrato, a Kohler & Cia e Kohmatex olham para o meio ambiente. Isto porque, no futuro, cada vez mais esse será um diferencial na escolha do consumidor pelos produtos. Marcelo Kohler, supervisor de Tingimento, já observa essa mudança no consumidor. “A Kohler & Cia e Kohmatex estão atentas a este movimento, a preocupação em preservar o meio ambiente, por exemplo, vem desde os fundadores, mesmo quando o negócio era madeira eles extraíam a matéria-prima pensando no futuro. Hoje, isso   e nos nossos processos e produtos”, justifica. Para ele, as empresas têm obrigação de informar a origem dos seus produtos e serviços, muito mais quando se trata de um processo onde se mexe com químicos. “Produzimos dentro da legislação e, muitas vezes, vamos além dela para nos anteciparmos à exigência do mercado”.

E para contribuir com a preservação dos recursos naturais, a Kohler & Cia reduziu o uso de água no processo de tingimento dos tecidos. Antigamente eram necessários 70 litros de água para tingir 1kg de malha. Com as inovações em tecnologias nos processos, a redução foi de 45 litros para 1kg.’’

Há, ainda, outros exemplos que revelam a preocupação com o futuro, como a máquina de lavar filtros, que foi desenvolvida na empresa durante o processo de capacitação e treinamento aplicado aos colaboradores do Programa de Incentivo à Melhoria da Produtividade e da Qualidade da Indústria Têxtil, numa parceria com o Sebrae e ADRVALE. A equipe desenvolveu uma máquina que executa o processo de limpeza dos filtros das máquinas de tingir de forma mais econômica e rápida. Com a implantação da melhoria, o uso de água foi reduzido de 4,2 milhões de litros/ ano para apenas 2 mil litros/ano, uma vez que a água passou a ser armazenada e reaproveitada. O uso de produtos químicos foi eliminado do processo. O projeto foi reconhecido com o Prêmio CNI/FIESC.

Compartilhe