Blog KohlerTrends

Estampa personalizada: como a estamparia
digital está descentralizando a moda
Já falamos aqui sobre como a estamparia digital está transformando a moda com a sua tecnologia, que permite mais economia de tempo e ações sustentáveis para o processo de estamparia. Mas, para além das possibilidades de negócio, como a personalização pode descentralizar o debate sobre tendências? Será que estamos vivendo um cenário de transição?
Entenda como essa possibilidade de criação infinita está voltando a atenção de criadores e designers para suas próprias inspirações e menos para as referências tradicionais. Neste conteúdo vamos trazer motivos para criar a sua estampa personalizada e ampliar sua coleção com ainda mais identidade.
Que fenômeno é esse?
Estamos na era dos debates. Com o acesso facilitado à redes sociais e conteúdos de todo o mundo, trabalhadores e amantes da moda falam sobre a necessidade de um fôlego. O debate já virou tema de palestra, podcast e recentemente até a Casa de Criadores anunciou a criação de um instituto que visa a democratização e descentralização da moda.
É tanta informação, são tantos acontecimentos e notificações importantes, que às vezes a rotina esmaga qualquer chance de tempo livre para o despertar criativo. Não dá tempo de fazer tudo e, consequentemente, de criar algo do zero, sem buscar inspirações ou consultar modelos já prontos.
Se você conversar com outros criadores, vai perceber que mais e mais pessoas se sentem assim e recorrem a novas formas de criar para atingir um resultado realmente original. É aí que entra a estamparia digital.
Com ela, a personalização, ou seja, a invenção de uma estampa, é um objetivo alcançável. Você tem um eterno papel em branco à disposição para criar, e assim, transmitir para o tecido a ideia que é só sua. Isso vai permitir que você produza algo palpável que é fruto de tudo aquilo que você já viveu e sempre quis ver em um tecido.
Mas então, se criar algo do zero e totalmente novo é possível, o que é tendência? – “O que eu produzo pode ser uma tendência ou só aquilo que eu leio nas revistas?”.
Ora, tendências estão aí para inspirar, mas também para ser uma forma de registro do que a moda é em um determinado intervalo de tempo. É uma fonte riquíssima de informações acima de tudo, mas existe sim um caminho sendo aberto para a descentralização do que é “inspirável”.
Portanto, sugerimos que você aproveite a onda possibilitada pela estamparia digital e foque um pouco mais no seu feeling de criação e expertise de mercado. Utilize a sua capacidade analítica e desenhe sua estampa baseada nos seus sentimentos, naquilo que você gosta ou usaria, ou no estilo de alguém que você admira. Preparamos uma lista de motivos para começar a criar agora!
Motivos para criar a sua estampa personalizada
- Possibilidade ilimitada de criação
- Criação com mais identidade própria, possibilitando a criação de uma coleção conceitual
- Ressignificação do seu trabalho com aumento na valorização das peças
- Se diferenciar da concorrência
- Aumenta a chance de identificação por parte do consumidor
- Se expressar artisticamente
E então, gostou do nosso conteúdo? O que você acha sobre estamparia digital e as suas possibilidades para o mundo da moda? Visite aqui os serviços da Kohler e CIA e descubra nossos diferenciais.
Compartilhe este conteúdo e continue acompanhando as nossas notícias 🙂