Fique por dentro

Acompanhe as novidades do ramo da moda e nossas informações.

replast-byblocks-plastic-bricks replast-byblocks-plastic-bricks

Empresa cria ‘’tijolos’’ sustentáveis feitos com plásticos retirados do oceano

Até 2017 a produção de plástico no mundo tinha sido de aproximadamente 8,3Bi de toneladas em 65 anos. Já a reciclagem desses materiais tinha ficado em apenas 9%, e não há estimativa de que tenha crescido significativamente, ao contrário da produção de plástico que só aumenta a cada ano. Na maioria das vezes ao invés de ser encaminhado à reciclagem, grande parte do material é enviado a aterros sanitários, indo parar também nos oceanos, causando danos severos ao meio ambiente.

Com o decorrer dos anos, os pedaços de plástico se fragmentam nos oceanos e, ao serem confundidos com alimentos, prejudicam a vida de todos os tipos de animais, desde seres microscópios até grandes peixes e aves. Para se ter ideia da gravidade do problema, segundo informações divulgadas no Fórum Econômico Mundial de Davos, em janeiro de 2016, em 2050, é possível que os oceanos tenham mais resíduos de plásticos do que peixes.

Mais do que nunca é preciso encontrar alternativas sustentáveis para tentar diminuir os efeitos no planeta e assegurar a saúde da terra. Pensando nisso a Byfusion que é uma empresa ‘’start up’’, desenvolveu ‘’tijolos’’ recicláveis a partir de plásticos retirados do oceano.

O Replast como foi batizado o ‘’tijolo’’ sustentável, foi inicialmente configurado no formato de um bloco de cimento comum. Porém, segundo os fabricantes, pode ser customizado em diferentes formas e densidades.

Outra vantagem é que não precisa de colas ou adesivos, possui elevado isolamento térmico e acústico e, segundo a ByFusion, sua fabricação emite 95% menos gases de efeito estufa (GHG) em comparação com um bloco de concreto. A máquina que produz os tijolos pode ser transportada em contêineres para qualquer lugar do planeta, o que facilita sua distribuição.

A  ByFusion Blocker onde são produzidos os ‘’tijolos’’, é uma máquina modular industrial que transforma qualquer categoria de lixo plástico em um material de construção avançado,prometendo ser  melhor isolado do que o concreto e mais resistente que os tijolos convencionais.

O tijolo sustentável  vem sendo usado na construção de muros e barreiras de estradas, mas a empresa já está trabalhando para que o Replast possa ser usado na construção de casas e edifícios.

 

 

 

Via:

www.byfusion.com

inhabitat.com/byfusion-turns-all-types-of-ocean-plastic-into-eco-friendly-construction-blocks/

 

 

 

Compartilhe