logo

Acesso Rápido:

Área do ClienteÁrea do Representante

Blog KohlerTrends

Escolha por
categoria:

Sem categoria Ver todos

Busque por
palavra-chave:

Voltar ao blog
Como funciona o processo de estamparia digital

Como funciona o
processo de estamparia digital

O beneficiamento têxtil é o setor da indústria que é pioneiro em práticas de produção mais limpas. Isto se deve à contínua procura pela melhoria de seu processo produtivo, onde o componente ambiental exerce um papel extremamente importante. Prova disso é o advento da estamparia digital, um método de beneficiamento têxtil que utiliza tecnologia de ponta para estampar tecido em alta definição.

Apesar de ser uma técnica bastante confundida com a serigrafia, a estamparia digital tem ocupado cada vez mais espaço entre os processos de estamparia têxtil, não somente pela diminuição de limitações nos processos de criação de desenhos e eliminação de matrizes, como quadros ou cilindros, mas pela economia de água e principalmente pela possibilidade de oferecer uma quantidade ilimitada de cores, permitindo assim, estampas com excelentes definições.

Mas como funciona o processo de estamparia digital? Para responder a esta pergunta, nós da Kohler & Cia esquematizamos todo o nosso processo de impressão digital em tecido para que você possa entender como funciona esse serviço.

 

Passo a passo do funcionamento de uma estamparia digital

Passo a passo do funcionamento de uma estamparia digital

A estamparia digital é uma técnica inovadora em que desenhos coloridos são gravados em vários tipos de tecidos usando a tecnologia de impressão digital a jato de tinta, ou seja, qualquer desenho pode ser impresso com facilidade e precisão em tecidos.

Essa técnica é um dos desenvolvimentos mais promissores da indústria têxtil. Mantendo a qualidade do design, a impressão digital em tecidos abriu as portas para muitas possibilidades de atender à crescente demanda por qualidade e exclusividade. Esta técnica de impressão não requer telas e não há limitação de cores.

O processo de impressão digital em tecido funciona da seguinte forma:

 

Escolha da arte a ser impressa no tecido

A primeira tarefa da impressão digital em tecido é criar um design de acordo com os requisitos do comprador. Um designer cria um design colorido com ajuda de um software gráfico como o Adobe Photoshop. Os designers geralmente usam os arquivos TIFF para impressão, para manter a qualidade do trabalho artístico. Se o design for original, a arte feita à mão é digitalizada e convertida em formato digital.

 

Preparação do tecido para receber a estampa digital

Antes do processo de impressão, temos que pré-tratar o tecido com soluções químicas. Inicialmente o tecido é totalmente lavado e segue para secagem. Só após seco ele segue para a preparação. Durante essa etapa são utilizadas pastas que irão trazer a afinidade do corante e auxiliar na fixação.

Alguns tipos de poliamida também passam pelo processo de hidrorelaxadora e termofixação, dependendo da análise prévia que será feita pelos especialistas da Kohler.

 

Seleção de tinta

A próxima etapa é a escolha da tinta a ser usada no processo de impressão digital em tecido. Aqui tudo vai depender do tipo de tecido que será utilizado no processo. Veja os tipos de tinta utilizados na estamparia digital da Kohler & Cia:

– Tinta ácida e reativa: esses dois tipos de tintas são à base de corantes, normalmente usados em fibras naturais e sintéticos com fibras naturais na composição. A resistência à lavagem é decorrente da alta penetração do tecido, por isso a importância de que todos os processos sejam realizados corretamente.

 

Impressão

Primeiro, o tecido é colocado na impressora sem vincos ou dobras. Em seguida, configura-se o cabeçote, peça da impressora responsável pela aplicação da tinta, para levar em conta a densidade do material. Por fim, a imagem começa a ser transferida para o tecido com o auxílio de um servidor de impressão.

 

Fixação

A próxima etapa é a fixação. A fixação significa a permanência do desenho. Ela é feita através de vários processos, dependendo do tecido, do tipo de tinta e do método de impressão.

– Corante Ácido e Reativo – vapor – lavar – ramar;

 

Lavagem

A lavagem é um passo muito importante para a qualidade da impressão digital em tecido, uma vez que o processo serve para a remoção de manchas de tinta nas áreas brancas ou não impressas.

 

Acabamento

Nessa etapa da estamparia digital, o tecido é colocado em uma rama, um tipo de maquinário essencial no processo de acabamento de tecidos tingidos ou estampados, esse equipamento é responsável por ajustar as dimensões da malha, tanto em largura como gramatura, conferindo maior estabilidade dimensional. Além disso, nessa etapa podem ser aplicados diferentes tipos de beneficiamentos como amaciantes, aplicação de proteção UV e essências perfumadas.

 

Revisão

Por fim, o último toque fica por conta do olhar clínico da equipe que vai inspecionar a peça para ver se há alguma falha na estampa.

 

Chegamos ao fim de todo o processo de funcionamento de impressão digital em tecido. Como podemos notar, o processo não é simples e envolve uma série de etapas que precisam de bastante atenção para garantir a qualidade do produto.

processo de estamparia digital

É inegável que a evolução da indústria têxtil está apenas começando e que a estamparia digital é o novo modus operandi, pelo fato dessa tecnologia trazer benefícios para atacadistas que querem vender maior variedade de tecidos estampados ou marcas de roupas que buscam estampas exclusivas e de qualidade.

A estamparia digital faz parte da quarta revolução industrial ou indústria 4.0. Se você quer evoluir em seu negócio, contrate os serviços de estamparia digital da Kohler & Cia, uma tecnologia sustentável para quem quer transformar o mundo com infinitas possibilidades.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra mais sobre a estamparia digital e todos os benefícios desse serviço para o seu negócio.

VOLTAR PARA O FEED DO BLOG >>