A Kohler & Cia

Uma das maiores empresas do segmento na região, com clientes por todo o Brasil.

Uma empresa comprometida com ideias e pessoas

Há quase 70 anos entregamos aos nossos clientes inovação, agilidade e a mais alta qualidade do mercado. Com honestidade e espírito empreendedor, construímos a cada dia uma história sólida e cheia das mais belas cores.

  • sociofundadores
  • Externas - 0007,5 cópia
  • Externas - 0008 cópia
  • Externas - 0015 cópia
  • Salas - 0168 cópia
  • Salas - 0163 cópia
  • Externas - 0042 cópia
  • Externas - 0071 cópia
  • Externas - 0001 cópia
  • Salas - 0201 cópia
  • Externas - 0099 cópia
  • Salas - 0134 cópia
  • Salas - 0135 cópia
  • Salas - 0140 cópia
  • Tecidos e Texturas - 0159 cópia
  • Tecidos e Texturas - 0151 cópia
  • Digital - 0005 cópia
  • Tinturaria - 0012 cópia
  • Tinturaria - 0008 cópiaa
  • Tinturaria - 0016 cópiaa

Nosso legado

Tudo começou a quase 70 anos atrás. Um grande sonho em comum e espírito empreendedor unia três irmãos: Paulo, Érico e Alois Kohler. Descentes de alemães, eles uniram forças para estabelecer um negócio e assim em setembro de 1949 fundaram uma pequena marcenaria, produzindo portas, janelas, forros e esquadrias para a comunidade em geral.

Anos depois, os mesmos montaram uma serraria, vendendo tábuas, planchões, caibros e demais materiais oriundos do corte da madeira. O negócio da madeira prosperava, conquistava a credibilidade do mercado. Mas ainda havia espaço para sonhar mais alto. Assim, na década de 1970, em um pequeno espaço de pouco mais de 120 metros quadrados ao lado da marcenaria, nascia a Kohler & Cia Tinturaria.

De lá até hoje muitas coisas mudaram, através de investimento constante em tecnologia a empresa cresceu e se desenvolveu. Em 2011 a Kohler & Cia, aproveitando-se da tendência do mercado têxtil na região, passou a atuar também como Estamparia Rotativa e em 2015 a Estamparia Digital passou a integrar os serviços prestados pela empresa.

Hoje, com uma capacidade de produção superior a 50 toneladas diárias e instalada em um parque fabril de mais de 12 mil metros quadrados, a Kohler & Cia Tinturaria e Estamparia é uma das maiores empresas do segmento na região, com clientes por todo o Brasil.

Com foco na mais alta qualidade dos serviços prestados, desde o atendimento à entrega, a Kohler & Cia é uma empresa tradicional e ao mesmo tempo inovadora e criativa, que deseja crescer e se desenvolver cada vez mais com consciência, sustentabilidade e respeito, fazendo um mundo mais colorido junto de uma equipe comprometida e de clientes satisfeitos.


Missão

Atuar no ramo de beneficiamento têxtil, com qualidade e tecnologia avançada, preservando o meio ambiente.


Visão

Ser líder em qualidade no mercado e alcançar a satisfação total do cliente.


Valores

Respeito ao meio ambiente, responsabilidade social, valorização e respeito às pessoas, empreendedorismo, ética e transparência.

Nossos serviços e tecnologias

    Tinturaria

    Tinturaria

    As cores estão em nosso DNA há 69 anos. Com foco na qualidade desde a compra dos melhores corantes até a entrega do tecido tinto em suas mãos, há muita tecnologia e tradição em nossos serviços.

    Conheça

    Estamparia Rotativa

    Estamparia Rotativa

    Através de muita tecnologia e pesquisas em moda e inovação estamos prontos para lhe entregar uma imensa variedade de estampas que seguem as últimas tendências do mercado.

    Conheça

    Estamparia Digital

    Estamparia Digital

    Um mundo de novas possibilidades ao seu dispor. Através da mais alta tecnologia do mercado, a Estamparia Digital é sinônimo de alta qualidade de imagem e definição, criações exclusivas, toque macio e

    Conheça

A jornada até aqui

2018
Externas - 0008 cópia

Kohler & Cia atualmente

Confira nas fotos fachada, ambientes externos, recepção, showroom e maquinário moderno.

2015
ARISSON 08-02 4781,55555

Kohler & Cia integra a Estamparia Digital aos seus serviços

A mais alta tecnologia do mercado passa a ser ofertada aos clientes. Com um processo voltado à sustentabilidade, reduzindo drasticamente o consumo de água e energia em relação a Estamparia Rotativa, a Estamparia Digital chega para inovar e trazer a melhor qualidade e definição.

2013
J357-H 269logo cópia

Vista aérea da Kohler & Cia

Confira na imagem a evolução das instalações agora com fachada reformulada.

2012
IMG-7782 cópia

Início dos trabalhos na filial Pomerânia

Filial no bairro Pomerânia, também em Guabiruba, começa a operar.

2011
Tinturaria - 0250 cópia

Kohler & Cia integra a Estamparia Rotativa aos seus serviços

Estruturada com o que há de mais moderno e tecnológico, a partir de 2011 a Kohler & Cia começa a oferecer os serviços de Estamparia Rotativa, que tem como garantia a já conhecida alta qualidade e tradição.

2010
Madereira - 0014 cópia

Transferência da serraria para Pomerânia

Serraria é transferida para o bairro Pomerânia, também em Guabiruba.

2007
foto-17g

Vista aérea da Kohler & Cia

Confira na imagem a evolução das instalações.

2004
10426335-1598603990423977-2869085130452036210-n

A Reserva Florestal entra oficialmente no Parque Nacional Serra do Itajaí

Um maravilhoso pedaço de Mata Atlântica, assim é a Reserva Florestal da Kohler & Cia. A área possui 8,5 milhões de metros quadrados e sua manutenção é feita pelas famílias dos sócios da empresa.

2002
foto-16g

Vista aérea da Kohler & Cia

Confira na imagem a evolução das instalações.

1999
5

Aniversário 50 anos

Kohler & Cia e seus três fundadores comemoram com muito orgulho e felicidade seus 50 anos.

1997
foto-15g

Grande crescimento

Confira na vista aérea da empresa a evolução das instalações. Nesta época, houve constante investimento em ampliação física com compra de máquinas e estrutura organizacional, resultando em um crescimento acentuado.

1992
gerador 013

Inauguração de uma pequena usina hidrelétrica na serra

Para levar energia ao local, uma represa foi construína na Reserva Florestal Kohler & Cia.

1985
9

Foco cada vez maior no segmento de Tinturaria

Mercado começando a caminhar a passos pequenos e os irmãos Érico, Alois e Paulo com sua visão de mercado e espírito empreendedor uniam forças para melhorar o segmento de Tinturaria.

1983
foto-14g

Tinturaria é estabelecida em área separada

Instalações da Kohler Tinturaria na nova área (separada da marcenaria) após a grande enchente de 1983.

1979
explos+úo caldeira 02

Explosão da caldeira

A história da Kohler & Cia não foi construída apenas com vitórias e alegrias, mas também superando grandes adversidades. Em 17 de outubro de 1979, uma sexta-feira aparentemente normal, um acontecimento marcou para sempre a memória dos vizinhos e das pessoas que na Kohler trabalhava: a explosão da caldeira.

1976
6

Serraria em novas instalações

Serraria é instalada no centro de Guabiruba.

1971
foto-09g

Estrutura da Serraria em 1971

A primeira serraria da fica onde atualmente está a Reserva Florestal Kohler & Cia.

1970
barca 1979a

Entrada em operação a Tinturaria

As cores já estavam presentes no DNA da Kohler & Cia. Nas fotos, primeiras "barcas" de tingimento.

1961
malharia

Início das atividades da Malharia

Com muito esforço, dedicação e uma precária estrutura, iniciaram-se os serviços de Malharia.

1954
foto-03g

Início das atividades da Serraria

Confira a galeria de fotos da estrutura inicial e a casa e família do caseiro Adão Boos, responsável pela área da floresta onde se encontrava a serraria. Além do primeiro caminhão da empresa (GM-1963) apelidado carinhosamente de "Getúlio".

1952
1952

Sondagem do terreno

Da direita para a esquerda Paulo Kohler, Evaldo Debatin, Alois Kohler e Hilmar Loschner em 1952, fazendo a sondagem do terreno.

1949
1949

Com uma pequena marcenaria nasce a Kohler & Cia Ltda

Vinte e cinco contos de réis, esse foi o investimento que cada sócio-fundador desprendeu para começar um negócio próprio, uma marcenaria. Era final dos anos de 1940. Tempos difíceis, de recursos limitados. Mas a vontade de trabalhar e progredir vencia qualquer obstáculo. E foi assim, batalhando todos os dias, que os irmãos Paulo, Érico e Alois construíram uma vida a partir da madeira.

Enchente de 1983

Não só alegria faz parte dos 58 anos de história da Kohler. Em uma época difícil de muito sacrifício e trabalho, chuva e destruição também deixaram suas marcas.
Era sexta-feira, dia 16 de dezembro de 1983. Após dias de chuva intensa, aconteceu o que ninguém esperava: ao findar do dia, veio a enxurrada.
A força da água causou estragos que ainda não saíram da memória dos colaboradores Herbert e Inocêncio Kohler. Eles recordam o rastro de destruição que encontraram no sábado pela manhã, quando foram ver o que sobrou da marcenaria. Entre portões e janelas arrancadas e parede caída, ficaram os motores e os equipamentos molhados, além de muita lama.
Uma grande quantidade de madeira gradeada a espera de ser manufaturada havia sido levada pelas águas. O prejuízo financeiro foi alto. As marcas das águas passadas ainda podem ser vistas na marcenaria. Em alguns pontos, é possível ver a altura em que chegou a inundação. Uma anotação em um caibro registra a data e o nível da água naquele ponto: mais de um metro e meio.
"Ficamos mais de um mês trabalhando para limpar e arrumar tudo. A madeira que restou teve que ser toda limpa e gradeada novamente. Quanto aos motores, foram abertos e utilizamos a estufa da tinturaria para secá-los", lembra Herbert. A tinturaria e a serraria, que já estavam em funcionamento em suas novas instalações no outro lado do rio também sofreram grandes danos.
O diretor Sérgio Kohler recorda que no depósito de malha crua o portão foi levado pelas águas e junto com ele a maior parte da malha. Já a malha que estava tingida ficou molhada e boa parte coberta por lama, tendo que ser recuperada. Os dois caminhões que a empresa possuía para o transporte de madeira foram cobertos pela água até a altura do pára-brisa.
Pelos relatos de quem viu de perto, os prejuízos foram grandes nos três ramos de atividade da Kohler & Cia. Mas o espírito de luta e dedicação foi exaltado e com muito trabalho e perseverança a empresa prosseguiu seu caminho de sucesso.

Danos da explosão

Era uma caldeira pequena, na vertical, lembra o Sr. Matias Kohler, um dos diretores da empresa e que operava o equipamento no momento do acidente. Ele teve seu corpo completamente atingido pela água quente, sendo arremessado a cerca de 5 metros de distância.
Entre os demais funcionários atingidos estava Heriberto Gums, com um estilhaço na perna. Matias permaneceu internado por 28 dias e após mais dois meses de recuperação retornou suas atividades na empresa.
A explosão ocorreu em uma época em que era praticamente inexistente a tecnologia de controle e segurança em caldeiras. Hoje, a situação é outra. Felizmente, não houve vítimas fatais e a partir daquele acidente pavoroso a Kohler passou por uma completa reconstrução, pois embora houvesse medo de novos acidentes, era preciso continuar.
A partir da década de 1990, em um acelerado ritmo de crescimento, a Kohler investiu cada vez mais em novos equipamentos e hoje se orgulha de possuir caldeiras com tecnologia de última geração e totalmente automatizadas, reduzindo a possibilidade de uma possível explosão, zelando pela qualidade e segurança do que é um dos mais importantes meios de sucesso de uma empresa: seus colaboradores.

Encontro funcionárias da malharia

Em 2009, seis funcionárias da antiga malharia se reuniram para reviver os bons tempos e lembrar as histórias daquela época.

Marcenaria: auge nas décadas de 50 e 60

A marcenaria que hoje produz esquadrias de madeira já foi uma requisitada fábrica de móveis. Dormitórios, cozinhas, mesas, jogos para sala de jantar e estar e também mobiliário para escritórios eram cuidadosamente produzidos na Kohler. O auge foi nas décadas de 50 e 60. Os móveis dividiam espaço com as esquadrias, que aos poucos foram predominando.
Muitas casas, principalmente de moradores mais antigos, ainda são mobiliadas com produtos da marcenaria. Pode-se citar como exemplo, o confessionário, a mesa do altar, a cruz e todos os bancos da Igreja Matriz de Guabiruba, que foram produzidos pela marcenaria da Kohler.